Informações
Os sistemas de embreagem e câmbio são responsáveis pela transmissão da energia produzida pelo motor para as rodas, na intensidade, velocidade e força ideais para cada momento de rodagem.
O desgaste mais comum ocorre no conjunto de embreagem (nos casos de câmbio manual), ou seja: o disco, o platô, o rolamento ou atuador. Esse conjunto faz a ligação entre o motor e o câmbio e sua durabilidade está diretamente ligada a forma que o motorista conduz e as condições gerais de rodagem do veículo.
O cambio manual, é o selecionador de marchas e seu cuidado mais frequente deve ser com sua lubrificação nas especificações e tempos corretos. Os mecanismos de transferência de movimento da alavanca de mudança até as engrenagens internas do sistema, são compostos de hastes e são suportes, por buchas de material mole (borrachas e plásticos), os desgastes ocorrem justamente nesses suportes, nesse caso as peças desgastadas, que fazem esse trabalho, deverão ser trocadas.
Quando é hora de verificar o sistema?
- Pedal de embreagem trepidando
- Pedal de embreagem baixo
- Marchas “arranham” quando trocadas.
- Veículo parece patinar em subidas.
Características do serviço executado:
O serviço consiste em verificar o estado de desgaste do conjunto através de exame visual, e comparativo de medidas com os parâmetros originais do fabricante. Constatando- se desgaste além do recomendado, o conjunto é trocado por peças de fabricantes homologados pela montadora do veículo. Os movimentos da alavanca de câmbio são analisados a fim de perceber o nível de desgaste no conjunto, havendo a constatação de excesso a substituição das peças será sugerida.
Prazos recomendados:
O prazo estimado de durabilidade do conjunto de embreagem é entre 100 mil e 150 mil Quilômetros, porém com o uso do veículo em áreas urbanas de grande trânsito com paradas constantes, somado ao costume de se deixar o pé repousando por tempo demais sobre o pedal de embreagem podem fazer esse prazo cair para a metade.
O nível de óleo do câmbio precisa ser verificado aos 25 mil quilômetros. A troca completa deve ser realizada a cada 50 mil quilômetros, conforme recomendação do fabricante.
Dica: nunca deixe o pé esquerdo descansando sobre o pedal de embreagem, esteja o veículo parado ou em movimento. Esse costume, reduz a vida útil do conjunto a menos da metade do tempo normal. O sistema só deve ser acionado no momento de troca das marchas, para logo em seguida, suave porém rapidamente ser retirado, finalizando o processo da troca.