Informações
O sistema mecânico mais complexo do veículo tem como principal função gerar energia motriz que será transmitida até as rodas do veículo, mas também trabalha para administrar vários sub- sistemas que têm como função garantir não só seu próprio funcionamento, como também o funcionamento de outros sistemas auxiliares do veículo, tais como o sistema elétrico e o sistema de frenagem. Essa complexidade o torna um dos sistemas mais caros de se reparar em caso de quebra.
Por esse motivo, sua manutenção feita de forma correta e no tempo certo é sinônimo de grande economia de dinheiro e de problemas.
Sub-Sistemas
Arrefecimento (refrigeração):
Composto de Bomba d´agua, radiador (es), sensores e mangueiras, esse sistema é crucial para a o funcionamento do motor. A geração de força através da queima de combustível produz como consequência muito calor, um sistema de refrigeração bem dimensionado e revisado regularmente garante o bom funcionamento do motor e a vida útil planejada para ele.
Alimentação e escape:
Sistemas responsáveis pela captação, transferência, injeção e escape do combustível, desde seu local de armazenamento (tanque) até sua eliminação em forma de gás pela tubulação de escape. É composto desde o tanque, bomba(s), filtros (catalisadores), mangueiras e tubulações, bicos injetores e tubulação de escapamento.
Sincronismo:
Composto basicamente de correia e/ou correntes e seus ajustadores, esse sistema é responsável pela sincronia entre os movimentos dos eixos internos e externos do motor, auxiliando na produção de energia ou simplesmente garantindo o funcionamento de peças que não podem ter seu funcionamento interrompido durante o tempo que motor estiver funcionando.
Lubrificação:
Composto de Bomba de óleo, filtros, sensores, mangueira e outras pequenas peças, esse importante sistema garante a proteção das partes móveis, prevenindo um desgaste excessivo durante sua movimentação de trabalho, além de também contribuir para a refrigeração de todo o sistema.
Prazos estimados de manutenção preventiva:
O filtro de combustível precisa ser vistoriado a cada 10 mil, e trocado entre 30 mil e 50 mil quilômetros.
As correias dentadas do alternador, da bomba d’água, da direção hidráulica e do ar-condicionado (poli-v ou dentadas) devem ser verificadas a cada 20 mil quilômetros e trocadas entre 40 mil e 50 mil quilômetros.
As mangueiras do combustível devem ser verificadas sempre que possível (em cada revisão que inclua o motor) e trocadas quando estiverem ressecadas, trincadas ou folgadas.
Serviços executados em nossas revisões
Devido a sua complexidade, vários pacotes de serviços de manutenção preventiva são oferecidos a fim de atender todos sistemas do motor. Visando o sub- sistema de alimentação e escape, oferecemos uma revisão completa que incluir desde a limpeza da tubulação que sai do tanque até o sistema de escape passando principalmente pelo sub- sistema de injeção. Um equipamento computadorizado (Scanner) rastreia e analisa todos os sensores de monitoramento de eficiência do sistema. Esses sensores servem para calibrar a mistura ar + combustível e garantir a melhor eficiência na produção de energia. O filtro de ar é sempre revisado para garantirmos que o ar que fara parte da mistura será admitido com facilidade no sistema e impurezas não contaminaram a mistura no futuro, fazendo com as peças de injeção voltem a apresentar entupimentos no curto prazo.
Infelizmente devido a baixa qualidade dos combustíveis encontrados no mercado e as condições de poluição (seja por fuligem ou terra) nos ambientes de rodagem.
Temos um pacote de serviços que verifica, limpa e repara os componentes do sistema de admissão de combustível a fins de garantir sua maior eficiência e por consequência eliminar o consumo excessivo de combustível.
O sistema de escapamento pode apresentar corrosão devido a comum presença de etanol na gasolina, o que faz com que água (presente nesse tipo de combustível) se acumule na tubulação, degradando-o com o tempo.
Exame visual de bucha, suportes e mangueiras completam o serviço.