Informações

O sistema de freios é um dos principais itens de segurança do veículo e sua perfeita manutenção é crucial para a segurança dos seus ocupantes.
Ele é constituído de componentes de fricção e componentes de sistema hidráulico.
Os componentes de fricção são todos os que agem utilizando o atrito entre partes para efetivar a frenagem do veículo, e os componentes hidráulicos são os transmissores de força e movimento dentro do sistema.

Componentes de fricção:

  • Disco de freio – podem equipar a parte dianteira, ou a dianteira e a traseira.
  • Tambor de freio – utilizados na parte traseira do veículo. Em modelos mais antigos são encontrados também na dianteira.
  • Pastilha de freio – utilizadas em conjunto com os discos.
  • Lonas de freio – utilizadas com os tambores.

Componentes do sistema hidráulico:

  • Cilindro mestre – direciona o fluído de freios para acionar a frenagem de cada roda.
  • Servo de freio – aumenta a força empregada no pedal de freio, que por sua vez irá acionar todo o sistema.
  • Cilindro de roda – aciona o freio traseiro quando este utilizar o sistema de tambores.
  • Pinça de freio – peça onde se encaixa a pastilha de freio, pressionando-a ao disco.
  • Fluido de freio – também chamado (erroneamente) de óleo, o qual transmite através das tubulações o movimento iniciado no pedal de freio para as partes moveis do sistema.

A manutenção de faz necessária pelo desgaste natural dos componentes que agem sob atrito constante, desgaste químico do fluído ou por vazamentos ocasionais.

Quer saber como andam os freios do seu carro? Fique atento aos sinais:

  • Alavanca de freio de mão alta
  • Assovios quando o freio é acionado
  • Luzes acesas no painel
  • Nível do fluido para freio abaixo do ideal
  • Pedal de freio baixa ao ser acionado
  • Pedal de freio pulsa ao ser acionado
  • Necessidade de completar o fluido de freio constantemente;
  • Falta de potência nas frenagens
  • Trepidação no volante quando o freio é acionado
  • Vazamento nos cilindros ou mangueiras
  • Volante puxa para um dos lados ao pisar no freio

Prazos recomendados para revisão:

  • Sistema geral (pastilhas, lonas, discos, cilindros, etc…) – a cada 10.000 km
  • Freio de mão – a cada 15.000 km
  • Óleo de freio – a cada 20.000 km (ou 01 ano)

O sistema de freio é essencialmente um sistema hidráulico com auxílio de vácuo. Ou seja, para funcionar perfeitamente não pode haver vazamento em seus componentes.

A perfeita manutenção desse sistema é fator essencial para sua segurança, fique atento!