Informações
O veículo é uma máquina complexa que começa a sofrer desgaste de seus componentes a partir do momento que sai da concessionaria. Esses componentes são distribuídos em sistemas, e para fins de coerência dever ser revisados em grupos, porque peças de mesma função tendem a sofrer desgastes semelhantes no seu tempo de uso.
As peças que compõem o sistema de injeção tendem a sofrer ação da qualidade do combustível por exemplo, da mesma forma e na mesma intensidade. Os componentes do sistema de frenagem sofrem o mesmo desgaste em consequência das condições do tipo de dirigibilidade do condutor e das condições do transito e rodagem as quais o veículo é exposto.
Características do serviço executado:
Pensando nisso oferecemos pacotes de manutenção focadas em sistemas pela sua função ou pelo uso específico do veículo. Elaboramos uma planilha que leva em consideração a quilometragem, tipo do veículo, ano de fabricação, tipo de uso, etc… para que nossos consultores saibam sempre indicar para nossos clientes o melhor pacote de revisão para seu veículo. Basta um papo rápido, descrevendo as condições de uso e as características do veículo e nosso consultor vai poder recomendar o melhor pacote. Dentro de cada pacote, de uma só vez, componentes são conferidos, revisados e reparados ou trocados. Dependendo do tipo de desgaste que cada um sofre durante seu trabalho ou de acordo com o nível de exigência que sofre ou sofrera no futuro próximo.
Em cada pacote sempre haverá peças que serão avaliadas (substituídas apenas se necessário), peças que serão trocadas e serviços serão executados. Esses pacotes seguem uma lógica de desgaste por trabalho e por tempo década componente e tem por objetivo eliminar por completo os riscos de problemas daquele determinado sistema.
Exemplo: Pacote Revisão Anual
Componentes do sistema hidráulico:
- Cilindro mestre – direciona o fluído de freios para acionar a frenagem de cada roda.
- Servo de freio – aumenta a força empregada no pedal de freio, que por sua vez irá acionar todo o sistema.
- Cilindro de roda – aciona o freio traseiro quando este utilizar o sistema de tambores.
- Pinça de freio – peça onde se encaixa a pastilha de freio, pressionando-a ao disco.
- Fluido de freio – também chamado (erroneamente) de óleo, o qual transmite através das tubulações o movimento iniciado no pedal de freio para as partes moveis do sistema.
A manutenção se faz necessária pelo desgaste natural dos componentes que agem sob atrito constante, desgaste químico do fluído ou por vazamentos ocasionais.
Peças que serão revisadas:
- Luzes e lâmpadas do veículo;
- Limpadores de para-brisa;
- Amortecedores;
- Fluido de freio;
- Calibragem dos pneus;
- Correia de transmissão
- Óleo lubrificante de câmbio
- Regulagem de faróis;
- Líquido do sistema de arrefecimento
Peças que serão trocadas:
- Filtro de cabine;
- Óleo lubrificante do motor;
- Filtro de óleo lubrificante;
Serviços que serão executados:
- Alinhamento e balanceamento;
- Higienização do sistema de ar condicionado
- Pesquisa por eventuais vazamentos;
Prazos recomendados:
Revisão no sistema de injeção seja feita a cada 30.000 km ou a cada 12 meses*
Troca de velas de ignição comuns a cada 30.000km, serie “platinum” a cada 60.000 km*
*prazos para condições normais de uso, em caso de exposição dos componentes a combustível de má qualidade, condições adversas de rodagem, etc… esse prazo por ser reduzido dramaticamente, podendo chegar até a metade em alguns casos.
O escapamento deve ser verificado a cada 20 mil quilômetros.
Os fixadores e abraçadeiras devem ser revisados periodicamente.
Dicas importantes:
Lave a parte de baixo do carro somente com água e sabão neutro, para não ressecar as borrachas, evite produtos químicos ou derivados de petróleo.
Fique atento na altura dos faróis alto e baixo. Mantenha-os sempre regulados. A cada oportunidade (garagens, tuneis, etc…) confira se todas as luzes acendem, a falta de alguma já diminui a sua segurança e pode resultar em multa.
Como verificar se as palhetas ainda estão em boas condições de uso