Informações
O conjunto de suspensão é o responsável pela estabilidade e pelo conforto dos passageiros do seu carro. É composto de amortecedores, molas, bandejas, coxins, pivôs, bieletas, terminais, entre outras peças menores, mas igualmente importantes. É o sistema que absorve impactos causados por buracos, lombadas e irregularidades na pista.
Serviços de ajuste periódico do conjunto:
- Alinhamento – O alinhamento de direção é o ajuste da posição das rodas na suspensão.
- Cambagem – A cambagem é o grau de inclinação da parte superior da roda.
- Cáster – O cáster é o ângulo de inclinação para trás (negativo) ou para frente (positivo) do braço de suporte do eixo na parte superior, com relação a um plano vertical.
- Balanceamento – O serviço de balanceamento equilibra o conjunto pneu/roda por adição de contrapesos, na medida e local certos indicados por equipamento computadorizado.
Serviços de manutenção periódica do conjunto (por desgaste natural):
Troca de componentes como: amortecedores, bieletas, terminais, coxins, pivôs, molas, rolamentos, etc…
Os amortecedores convencionais (com amortecimento a base de óleo no cilindro) ou pressurizados (com adição de gás ao óleo do cilindro) e seus componentes de fixação são os principais responsáveis por controlar o movimento das molas no veículo, fazendo com que o pneu mantenha o máximo de contato com o solo. São, portanto, responsáveis ao mesmo tempo pela segurança e pelo conforto na dirigibilidade do veículo.
Serviços de manutenção corretiva:
Toda vez que algum componente apresentar um defeito prematuro, por impacto ou por falta da manutenção periódica efetuada corretamente.
Prazos recomendados para revisão:
Sugerimos a que revisão de ajuste periódico seja feita a cada 10.000 km ou a cada 6 meses para otimização da vida útil dos pneus e do sistema de suspensão como um todo, e uma revisão completa dos eixos, molas, rolamentos, pivôs, terminais, juntas homocinéticas, coxins, bandejas, batentes e buchas com troca dos amortecedores a cada 40.000 km.
Considerações:
Não fazer o balanceamento, além de provocar trepidações no veículo, pode levar a um desgaste prematuro dos pneus e nos componentes da suspensão, diminuindo a estabilidade, a segurança e o conforto ao dirigir.
Um veículo equipado originalmente com amortecedores convencionais pode troca-lo pelo tipo pressurizado especifico para o mesmo veículo se o proprietário assim desejar. Mas o movimento inverso (do pressurizado para o convencional) não é aconselhado.